Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Islândia»Os treze Papais Noéis da Islândia
    Islândia

    Os treze Papais Noéis da Islândia

    Erika Martins CarneiroBy Erika Martins CarneiroDecember 12, 2015Updated:December 6, 201812 Comments7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Como nos outros países nórdicos, a festa do Natal na Islândia originalmente comemorava a chegada dos dias mais longos, depois do solstício de inverno, em dezembro. Depois, com a instauração do cristianismo, a festa foi incorporando suas tradições e, como muita coisa nessa religião funciona na base do “você só merece ser feliz, se comportar-se bem”, perto do Natal, se você não fizer isso ou aquilo, não ganha nada do Papai Noel. Ou só uma batata. É isso que as crianças islandesas recebem se forem desobedientes. Os 13 dias antes do Natal são aqueles em que tudo corre muito bem nas famílias que acreditam em Papai Noel, todo mundo quer ganhar presentes e roupas novas para a festa de Natal.

    Roupa nova, como assim? Porque quem não estiver bem vestido nesta festa é devorado pelo gato preto monstruoso de Grýla, a mãe dos 13 Papais Noéis islandeses, uma história que só existe aqui. Alguns dizem que eles nasceram todos na mesma noite, entretanto, são bem diferentes um do outro e têm um pai, Leppalúði, muito preguiçoso.

    Essa família dos “tolls” de Natal (Jólasveinar) mora nas montanhas, dentro de uma caverna, e Grýla é tão má que só deixa os filhos saírem uma vez por ano e um de cada vez, por isso a contagem regressiva para o Natal tem 13 dias. Eles ficam tão felizes com isso, que trazem um presentinho para as crianças. Estas, por sua vez, costumam deixar um agrado para eles, de acordo com seus temperamentos e gostos muito peculiares.

    A família dos 13 Papais noéis
    Os treze Papais noéis islandeses em ilustração de Brian Pilkington, Editora Mál og Menning.

    O primeiro, Stekkjarstaur, é o “Terror do curral ou dos cordeiros”, pois adora roubar o leite das ovelhas e bagunçar o estábulo. Vem no dia 12 de dezembro, é bem velhinho, caminha devagar e tem joelhos que rosnam alto.

    O segundo é Giljagaur, uma espécie de “Pasmado da fenda” (entre rochas), é o maior de todos e, segundo algumas versões da história, toma conta do gato-monstro da mãe.

    Gato_menor
    O gato terrível de Grýla em representação de pelúcia

    No dia 14, vem Stúfur, o “Atarracado”, bem baixinho, o menor de todos. Ele é muito carinhoso e adorado pelas crianças, que podem deixar um banquinho ou cadeira à beira da janela para ajudá-lo a subir e colocar o presentinho dentro do sapato.

    Stufur
    O “Atarracado” em ilustração de Brian Pilkington, Editora Mál og Menning.

    O quarto “Jólasveinn” (Papai Noel) é Þvörusleikir, o “Lambedor de colher”. Este chupava o dedo quando pequeno, mas, de tanto levar tapa na orelha de Grýla, ele começou a lamber colheres de pau, daí o nome. As crianças costumam colocar uma colher de pau com algum restinho de chocolate ou doce para ele: dizem que ele adora!
    Pottasleikir é o quinto filho da terrível Grýla a chegar. E, com tantos irmãos, a comida às vezes é escassa, por isso ele tornou-se o mais rápido “Lambedor de panela” de todos. Eles nem lavam a louça nessa casa por isso.

    O lambedor de tigela
    O “Lambedor de tigela” em ilustração de Brian Pilkington, Editora Mál og Menning.

    Askasleikir é também um “Lambedor de tigelas”. A palavra “askur” dá nome a uma tigela de madeira com tampa, para manter a comida quentinha. As crianças geralmente deixam um potinho de iogurte sujo para ele lamber, dizem que tem uma língua muito ágil.

    Hurðaskellir, o “Batedor de portas”, vem no dia 18 de dezembro e é fascinado pelo som de uma batida forte ou de uma dobradiça sem óleo, já que na caverna onde mora não há portas…

    O próximo, o “Glutão do skyr”, Skyrgámur, adora “skyr”, uma espécie de iogurte bem espesso e um pouco ácido, típico da Islândia. Aproximadamente 90% das crianças islandesas deixam um potinho dessa iguaria para ele na noite de 19 de dezembro, gesto a que ele, certamente, dá valor.

    Bjúgnakrækir é o “Ladrão de salsicha”. A “bjúga” (um tipo de salsicha) caseira, feita por Grýla, não é muito saborosa, por isso o mau hábito desse filho, que fica muito feliz se encontra ao menos um pedacinho de qualquer embutido na janela dos pequeninos visitados na noite de 20 de dezembro.

    O ladrão de salsicha
    O “Ladrão de salsicha” em ilustração de Brian Pilkington, Editora Mál og Menning.

    No dia 21, vem o “Espião de janela”, Gluggagægir. Tem fama de bisbilhoteiro, mas, na verdade é só muito curioso e fascinado pelas luzes decorativas de Natal. Não se deve deixar nada jogado, nem fora do lugar pela casa no dia de Gluggagægir, pois ele é capaz de levar para si!

    Espião da janela
    O “Espião de janela”. Ilustração de Selma Jónsdóttir em calendário de Natal (Distribuidora Snerruútgáfan ehf.)

    O “Farejador de Porta”, Gáttaþefur tem um nariz enorme e olfato aguçadíssimo, sente cheiro de comida de longe, dos biscoitos natalinos ou do delicioso Laufabrauð, um pão amanteigado e crocante, com gosto de pastel frito, típico do norte islandês. Como as crianças sabem que esse é seu alimento preferido, sempre separam uma fatia para ele no dia 22 de dezembro.

    Ketkrókur é o “Gancho de Carne”. Seu nome deriva da tradição de defumar o pernil de cordeiro, “hangikjöt”, pendurado na cozinha, para ser comido nos dias de Natal. Sabendo da grande probabilidade de encontrar uma boa carne nesses dias, ele é o penúltimo a vir, bem pertinho da festa. Geralmente, encontra um pedaço dessa iguaria como delicadeza dos pequeninos.

    O gancho de carne
    O “Gancho de carne” segurando sua comida preferida, em ilustração de Brian Pilkington, Editora Mál og Menning.

    No dia 24 de dezembro, Kertasníkir, o “Pidão da Vela”, traz o melhor presente dos treze dias, afinal é véspera de Natal. Ele é esperado ansiosamente pelos islandesinhos e islandesinhas por ser o mais generoso de todos, e seu nome vem do encanto pelas velas de Natal, apesar de preferir as de antigamente, feitas de gordura animal. Junto com o sapatinho, ele geralmente encontra na janela uma vela em retribuição à sua bondade.

    O Pidão da vela_menor
    O “Pidão da vela” como enfeite para a árvore de Natal.

    Como Kertasníkir, os islandeses ficam loucos pela luz para alegrar a época mais escura do ano: o país todo se enfeita; as casas, prédios públicos e monumentos iluminam-se principalmente com verde e vermelho e não se pára de comer o mês todo, praticamente. Até o interior dos aviões da Icelandair (a empresa aérea nacional) é decorado com guirlandas e bolas!

    O Natal propriamente dito tem três dias de comemoração: 23/12 é o dia do buffet de peixes, com direito a tubarão podre (que será tema de outro ‘post’ aqui); tudo e todo mundo cheira a isso na cidade. No dia 24, enfeita-se a árvore de Natal e o jantar acontece cedo, geralmente um peru assado acompanhado de pickles de beterraba, batatas caramelizadas, salada fria de maçã com aipo, nozes, uvas e creme de leite fresco. No dia 25, a tradição manda almoçar “Hangikjöt”, cordeiro defumado com batatas ao molho branco, ervilhas (geralmente em conserva), milho verde e repolho roxo. A bebida tradicional dessa época é o “Jólaöl”, a mistura de uma cerveja de malte (sem álcool) e um refrigerante de laranja nacional bem melhor que Fanta.

    Uma ceia de Natal islandesa
    Ceia de Natal com peru recheado, batatas caramelizadas, salada de maçã, aipo, nozes e uvas, e a bebida tradicional “Jólaöl” (arquivo pessoal)

    O dia 26/12 também é feriado, mas, depois de tanta comida, todo mundo quer mais é ficar em casa lendo os livros que ganhou e comendo só bombons de chocolate, dois presentes clássicos aqui na terra do gelo.

    Gleðileg jól – Feliz Natal!

    Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

    Textos relacionados

    • Luciano Dutra: tradutor e editor na Islândia
    • Entrevista com Vigdís Finnbogadóttir – Presidente da Islândia – Parte 2
    • Vigdís Finnbogadóttir, Presidente da Islândia – Parte 1
    • Inverno na Islândia
    • Verdades e mitos sobre a Islândia
    • Hábitos islandeses que eu adquiri
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    • Natal no Alasca
    • Natal na Inglaterra
    • Natal na Alemanha
    • Natal em Portugal
    • Natal na Áustria
    • Natal na Finlândia
    • Natal em Taiwan
    • Natal na Argentina
    • Natal na Bélgica
    • Natal na Itália
    • Natal na Romênia
    • Natal na República Tcheca
    • Natal na Nova Zelândia
    • Natal na Islândia
    • Natal na Dinamarca
    • Natal na Costa Rica
    13 papais noéis lendas nórdicas natal Natal na Islândia superstições natalinas tradições de Natal islandesas
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Erika Martins Carneiro
    • Website
    • Facebook

    Erika é guia de turismo e tradutora. Estudou Letras na Unicamp/SP, e fez mestrado na Universidade Livre de Berlim. Trabalhou na Alemanha e no Brasil como professora de línguas, apresentadora e assistente de redação e produção de TV, também com gestão cultural e foi revisora do BPM. Mora em Reykjavik desde 2006 anos e é mãe de duas meninas.

    Related Posts

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    O dia 25 de dezembro no Egito

    December 25, 2020

    Fogos de artifício no Réveillon na Dinamarca

    December 30, 2019

    12 Comments

    1. Rosário Martins on December 13, 2015 1:30 am

      Lindo texto Erikinha, quanta riqueza nas tradições dessa terra maravilhosa! Imagino como as crianças devem ouvir com atenção todas essas lindas estórias, ricas em detalhes e cores. A infância hoje parece que é tão curta… então deve ser bem vivida e aproveitada pelas crianças, com todas as suas fantasias e sonhos. Amei ver nossa LUNA linda pequenina com o Hlynur na ceia de Natal e todas as ilustrações. Parabéns querida!! Bjsssssssssssssssss

      Reply
      • Erika Martins Carneiro on December 13, 2015 11:13 pm

        Obrigada, tia!
        Eu adoro esse período e acredito junto com elas em cada um deles, é muito fofo!
        Beijão e obrigada por ler e compartilhar sempre!

        Reply
    2. Renata Salas Collazo on December 13, 2015 3:18 pm

      Adorei conhecer essa história!!! Esses “três”dias de Natal também amo, principalmente o dia 26 para ficar curtindo tudo que aconteceu nos outros dois dias, principalmente os presentes kkkk Uma delícia ler seus textos!!!

      Reply
      • Erika Martins Carneiro on December 13, 2015 11:12 pm

        Renata, querida, você sempre muito generosa. Obrigada!
        Eu curto muito os papais noéis com as meninas e a ansiedade delas pelos presentinhos, adoro!>
        Beijos

        Reply
    3. Vicky on December 14, 2015 1:27 am

      Muito bem! Sempre trazendo informaçoes interessantes! Um beijo e Feliz natal!

      Reply
      • Erika Martins Carneiro on December 14, 2015 8:01 pm

        Obrigada por ler, querida Vicky. Beijo enorme e um super Natal para você!

        Reply
    4. Tatiana Lazarini on December 14, 2015 3:58 pm

      Incrível!!! Q ótima leitura! Obrigada por trazer sempre tantas informações e um “cadinho” dessa linda cultura. Beijo beijo!

      Reply
      • Erika Martins Carneiro on December 14, 2015 8:00 pm

        Obrigada, querida! Muito obrigada por ler e compartilhar.
        Beijo grande.

        Reply
    5. Tiana MC on December 15, 2015 6:56 pm

      Mana, adorei a historia…faz todas as tradições, que elas são o legado, a herança verdadeira do que podemos dar aos filhos…FELIZ NATAL!!!!!

      Reply
      • Erika Martins Carneiro on December 15, 2015 7:45 pm

        Faço, sim, mana! Eu vibro com elas todas as manhãs, quando vão ver o que o papai noel deixou no sapatinho. Já está tudo planejado, desde outubro os papais noéis começam a comprar coisinhas pequenas porque são 26 presentes, afinal de contas! Beijo

        Reply
    6. Paula Marchini Senatore on December 15, 2015 7:34 pm

      Excelente texto, né? Pra variar….

      Reply
      • Erika Martins Carneiro on December 15, 2015 7:45 pm

        Minha linda, o que seria de mim sem ti!
        Obrigada por tudo, sempre!

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.